A soja é uma opção a mais para o cardápio do brasileiro, é um alimento plantado em abundância no país então é de fácil acesso ao consumidor, embora seu uso seja mais utilizado da produção do óleo de cozinha também é fácil e barato de se encontrar saquinhos de soja por ai nos supermercados, e caso não encontre sempre tem a opção de comprá-los em uma casa de grãos.
Benefícios da Soja na Alimentação
A soja é uma leguminosa de alto teor nutricional, ajuda no combate de algumas doenças e previne uma série de problemas para a saúde, tais como doenças cardiovasculares, osteoporose, diminui o colesterol, auxilia nos sintomas da menopausa e ajuda a prevenir os cânceres de mama, tireóide e próstata.
Ela também contem alguns benefícios do tipo menos abrangentes porém não menos importantes, como o aumento da densidade óssea deixando os ossos mais resistentes firmando o cálcio nos ossos, rapidez na restauração muscular o que auxilia em fadigas corporais e ajuda a manter o peso pois é um inibidor de apetite natural sem contar que é um alimento bem light.
Existem várias maneiras para o preparo da soja, cozinhar os grãos como se fosse feijão é a maneira mais comum, porém existem outros modos que também ficam agradáveis ao nosso paladar, como temperada com ervas ou em saladas feitas a base de soja. Para dietas é altamente indicada o cozimento no vapor, os grãos ficam um pouco duros porém não é nada com o que se preocupar.
Também pode ser consumido em bebidas misturado a vitaminas, batidas, shakes e o mais popular leite de soja já consumido por pessoas com intolerância a lactose, iogurtes a base de soja também são uma opção bem viável.