A queda do cabelo não é apenas um problema com o qual os homens sofrem.

As mulheres também perdem o cabelo e, embora muitas vezes em muito menor grau, pode ser igualmente angustiante lidar com ele. As razões para a queda do cabelo podem variar de simples e temporárias – como uma deficiência de vitaminas – a problemas de saúde subjacentes muito mais complexos.

A queda do cabelo é extremamente comum e pode ser devido à genética ou pode ser afetado pela saúde e dieta. Há sempre algo que pode ajudar, mesmo que a queda de cabelo não possa ser curada. Aqui estão cinco razões pelas quais você pode estar passando por queda de cabelo e, no fim, um possível tratamento de queda de cabelo. Acompanhe!

gif;base64,R0lGODlhAQABAAAAACH5BAEKAAEALAAAAAABAAEAAAICTAEAOw==

1. Estresse

O estresse causado por acidentes, doenças e operações, bem como certos medicamentos, a alimentação em caso de colisão e a acumulação de estresse e ansiedade cotidiana, podem levar a algo chamado queda de cabelos reflexivos.

A condição pode afetar tanto homens quanto mulheres, e como o nome sugere, este tipo de queda de cabelo pode ser reflexo do que está acontecendo no corpo, portanto, se o estresse for interrompido ou evitado, uma recuperação total é possível.

2. Dieta

Os folículos pilosos estão entre os mais metabolicamente ativos do corpo, e o crescimento do cabelo pode ser afetado pela desnutrição calórica e proteica, bem como pela deficiência de micronutrientes.

A queda de cabelos a longo prazo pode ser causada por baixos níveis de ferro, o que é mais comum nas mulheres.

gif;base64,R0lGODlhAQABAAAAACH5BAEKAAEALAAAAAABAAEAAAICTAEAOw== Essa Dica ganhou nota 10!

Há também evidências de que a deficiência de vitamina D pode causar queda de cabelo e outros problemas capilares. A vitamina D estimula o crescimento dos folículos capilares, portanto, quando o corpo não tem o suficiente, o cabelo pode ser afetado. A vitamina B12 é outro estudo de deficiência comum relacionado à queda de cabelo.

3. Problemas de tireóide

Uma tireoide subativa ou hiperativa pode causar tanto a queda quanto a queda do cabelo, pois a produção de hormônios afeta o desenvolvimento do cabelo na raiz. Quando o cabelo cai, ele pode não ser substituído por novo crescimento, o que pode resultar em desbaste.

4. Idade, genes e hormônios

A calvície de padrão masculino é a forma mais comum de queda de cabelo nos homens. A idade, a genética e a testosterona desempenham um papel tanto na queda de cabelo de padrão masculino quanto feminino.

Estudos demonstraram que a calvície de padrão masculino pode resultar de uma sensibilidade excessiva à diidrotestosterona (DHT), que promove o crescimento de pêlos faciais e corporais. Enquanto a queda de cabelo de padrão feminino geralmente se torna visível após a menopausa, devido à diminuição dos níveis de estrogênio, o que significa que há mais testosterona livre no corpo.

A condição pode, no entanto, ocorrer a qualquer momento de mudança hormonal, e em uma mulher mais jovem pode indicar síndrome ovariana policística.

5. Alopecia

Existem diferentes tipos de alopecia, e embora muitas vezes leve à queda total do cabelo, os primeiros sinais são geralmente a queda temporário do cabelo.

Há também alopecia cicatricial, também conhecida como alopecia cicatricial, que se refere a distúrbios que podem causar queda de cabelo, tais como líquen planopilaris, lúpus eritematoso e síndrome de Sjogren.

Se você estiver preocupado com seu cabelo ou qualquer queda capilar, consulte sempre seu médico dermatologista para obter conselhos. Você pode tratar o problema com medicamentos com poucos efeitos colaterais, como o finasterida ou minoxidil.