Estamos vivendo a era digital, com informação disponível de forma gratuita ou preço baixo em diferentes formatos, e principalmente de fácil acesso. Nesse contexto, as novas gerações são de fato privilegiadas de estarem vivendo em um mundo totalmente conectado, mas não percebem os benefícios que podem aproveitar para destravar seu potencial intelectual e serem o que quiserem no futuro com respeito à carreira profissional. Um mundo com amplo acesso a informação tem suas especificidades, é preciso saber filtrar as informações de qualidade para obter um estudo produtivo durante o período universitário.

gif;base64,R0lGODlhAQABAAAAACH5BAEKAAEALAAAAAABAAEAAAICTAEAOw==

Antes de apontar as melhores dicas e práticas de um estudo produtivo é preciso questionar: O que é produtividade? Conforme Chris Bailey descreve em seu livro Productivity Project (2016), a produtividade é constituída pelos elementos (1) Tempo, (2) Energia e (3) Atenção. Se você lembrar das aulas de matemática do ensino médio, assunto “Conjuntos”, pode perceber que a produtividade é a região de intersecção entre os conjuntos tempo, energia e atenção. Assim, para se ter alta produtividade no estudo universitário, precisa-se satisfazer aos três elementos citados. Produtividade é gerar os resultados com base naquilo que foi executado e planejado, gerenciando tempo, energia e atenção.

O estudante precisa saber gerenciar seu tempo de estudo para ser produtivo nas disciplinas da graduação. A gestão do tempo envolve saber planejar as atividades gerais do semestre, do mês, da semana corrente e dos dias da correspondente semana. De fato, o estudante já pode chegar com um método de estudo que ele já utilizava no ensino médio, caso tenha, ou aprender a gerir seu tempo com experiência através dos semestres. Mas, vamos questionar: Não vivemos na era da informação? O estudante pode aprender a ser mais produtivo acessando as fontes de informações corretas tais como livros sobre o tema. Os discentes precisam ser orientados a serem mais produtivos, o que muitas vezes nunca é discutido por professores na universidade. Esse hábito de estudar “em cima da hora” precisa ser minimizado e eliminado para o próprio bem do estudante.

Na sequência, temos a energia. Sem esse elemento o estudo produtivo não acontece. O aluno necessita de adequada alimentação, dormir bem e fazer alguma atividade física para que os seus resultados durante o semestre sejam positivos. Há ainda práticas de meditação que vem sendo disseminadas através da internet ao longo dos anos para que os jovens possam reduzir o grau de ansiedade que eles desenvolvem durante a graduação, e possam destravar o potencial intelectual que eles possuem para seu crescimento nas atividades acadêmicas e pessoais.

O terceiro e último elemento é a atenção. Para ter atenção é necessário eliminar as distrações, tais como desativar as notificações do celular, verificar e-mail 1 ou 2 vezes por dia, ter horário e limite de tempo para acessar as redes sociais. A maioria dos jovens universitários não consegue deixar o celular de lado por muito tempo e entram nesse ciclo vicioso que compromete seu desempenho no semestre letivo. Para ter atenção é preciso ter foco, e para ter foco é preciso se concentrar em uma única atividade durante um período que pode ser de minutos ou horas. É importante que o estudante universitário eleve sua produtividade ao máximo durante os 3, 4 ou 5 anos na instituição de ensino, para que ele não venha a ter problemas na hora de elaborar seu TCC.

Portanto, para o estudante ser mais produtivo durante os estudos universitários, ele precisa melhorar sua gestão do tempo, cuidar de sua energia e ter total atenção nas tarefas que realmente importa durante o curso. Sair da zona de conforto e adquirir novos hábitos que elevem o estudante a um novo nível é essencial e ele precisa reconhecer isso e estar disposto à realizar mudanças que venham proporcionar uma carreira promissora após formado.

gif;base64,R0lGODlhAQABAAAAACH5BAEKAAEALAAAAAABAAEAAAICTAEAOw== Essa Dica ganhou nota 10!