Provavelmente todos nós já utilizamos mel alguma vez em nossas vidas, nem que seja apenas para adoçar algo ou utilizá-lo na clássica receita caseira de mel e limão para combater a gripe, de certa forma todos já provamos do doce néctar das abelhas.
O mel possui vários princípios ativos que fazem bem para a saúde tanto corporal quanto mental, ele é composto de vários nutrientes tais como as vitaminas B,C,D e E, cálcio, fósforo, ferro, magnésio potássio entre outros minerais, também possui propriedades antioxidante.
O mel, diferente do açúcar que acumula gordura e gera calorias desnecessárias, ajuda na eliminação de impurezas do sangue, auxilia na digestão dos alimentos, é um rica fonte de energia, trabalha também como cicatrizante, antibacteriante, antifungicidas e antiinflamatórios entre outros princípios.
Benefícios do mel para a saúde
O sabor do mel pode variar dependendo do tipo de abelha que o produz, das espécies florais utilizadas e até mesmo da época do ano, também pode variar a sua cor de um marrom mais forte para o marrom mais claro levado para o lado do amarelo, dependendo pode ser feita até mesmo uma versão mais alaranjada.
Usado na pele de forma tópica pode deixá-la mais macia e limpa, é uma sabedoria grega, eles utilizavam mel e leite em seus banhos para suavizar a pele. O mel também alivia o stress já que é algo bem doce. Tudo que é bom em exagero fica ruim, o excesso pode fazer com que o sangue perca glóbulos se tornando mais ralo, acelera o processo de diabetes entre outros malefícios.