Hoje em dia é possível encontrar vários métodos contraceptivos para prevenir uma gravidez indesejada e várias doenças sexualmente transmissíveis, o problema é que muitas meninas ou mulheres não sabem identificar o método mais eficaz. Os anticoncepcionais injetáveis é um deles, que já está sendo muito usado, ele é semelhante com um anticoncepcional oral, a única diferença é que um tem estrogênio e o outro não, o estrogênio é uma composição natural que pode ser encontrada nos anticoncepcionais injetáveis.
Os anticoncepcionais injetáveis é um método bem seguro que ajuda prevenir uma gravidez indesejada, mas para isso é preciso usar de maneira correta, desde o primeiro mês de uso, ele já tem toda eficácia, esse método pode ser usado por todas as idades, veja as vantagens e desvantagens da injeção anticoncepcional.
Vantagens: esse método ajuda diminuir as cólicas menstruais, ajuda prevenir anemia ferropriva, ajuda prevenir gravidez ectopia, câncer endométrio, câncer de ovário, cistos de ovário, doença inflamatória pélvica, câncer de mama e miomas uterinos.
Desvantagens: a injeção anticoncepcional pode aumentar o risco de trombose nas pernas, esse método pode acelerar o crescimento do câncer que já existe, não deve ser ingerido por mulheres que estão amamentando.