Existe muitos métodos contraceptivos para evitar doenças sexualmente transmissíveis e evitar uma gravidez indesejada, são muitos os métodos e todos eles são muito eficazes, são 5 tipos de métodos:
Métodos comportamentais: baseiam na observação das características do ciclo menstrual, requer que as mulheres ficam sempre atentas aos sinais e a capacidade de reconhecer todos eles, podendo ocorrer variações, esses métodos apresentam baixa eficácia, e esse método não protege de doenças sexualmente transmissíveis, os métodos são esses tabelinha, temperatura basal, muco cervical, método sintotérmico, ejaculação extravaginal .
Métodos de Barreira: esse método impede os espermatozóides chegar no útero, os métodos são esses camisinha, diafragma, esponja, espermaticida.
Dispositivo Intra-Uterino – DIU: é um método contraceptivo mais usado no mundo, é feito com cobre, e é colocado dentro do útero, levando varias modificações no útero e tuba uterina, e provocam reações que matam os espermatozóides.
Contracepção Hormonal: são feitos de hormônios sintéticos, esse método atua no centro regulador do ciclo menstrual, e leva a mulher no estado que não tem ovulação, é bastante eficaz, esses métodos podem ser contraceptivos orais, injetáveis, implantes, anel vaginal, adesivos cutâneos, pílula do dia seguinte.
Contracepção Cirurgica: é um método de contracepção definitiva, que esta sendo utilizada por muitos casais, a esterilização feminina consiste na ligadura tubária, a masculina é a vasectomia.