A gengivite é uma doença periodental caracterizada pela inflamação das gengivas, geralmente ela é causada pela má higienização dos dentes e da boca, a escovação incorreta pode acarretar uma série de problemas bucais, por isso devemos complementar a escovação com o uso do fio dental, e entre eles está a gengivite, é muito simples a sua prevenção.
Gengivite
A gengivite contribui para a reprodução de bactérias em sua boca, com o acumulo delas acontece a placa microbiana na margem da gengiva com os dentes, esta placa não deve ser deixada por 72 horas, pois assim elas endurecem e se forma o tártaro, que necessita de um dentista para a sua remoção e isso tudo poderia ser evitado com a escovação dos dentes e o uso do fio dental.
Sintomas da Gengivite
Um dos principais sintomas da gengivite é o inchaço e vermelhidão das gengivas, ela também pode ficar com um tom de roxo, as gengivas ficam sensíveis e sangram com uma certa facilidade, e por esse fato ela pode transmitir infecções virais, infecções fúngicas, AIDS, leucemias, diabetes, stress. Mulheres em menopausa e gravidez podem desenvolver a gengivite.
A gengivite é uma doença que ataca principalmente as pessoas do sexo masculino, por causa de um relaxamento maior com a higiene bucal, a gengivite também é muito alta em lugares aonde as pessoas não tem acesso a um médico dentista e nem em lugares aonde este tipo de informação não consegue chegar.
Prevenção da Gengivite
A maneira de se fazer a prevenção da gengivite é escovando os dentes regularmente após cada refeição e usando sempre o fio dental, fazer visitas regulares ao dentista também ajuda muito, é importante que caso você ache que esta com a doença, o melhor a se fazer é procurar um dentista para que ele trate da sua gengivite.