O que é Labirintite? É um termo usado para referir aos distúrbios do labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio e audição, são varias as causas das labirintopatias, as vezes tonturas e vertigens podem ser o primeiro sinal dessa doença.
Causas da Labirintite
São muitas as causas da labirintite, nosso ouvido é consumidor voraz de energia e depende de suprimento constante de açúcar e oxigênio, entre as causas de tontura e vertigens, existe muitas outras causas como:
Doenças próprias do ouvido e do labirinto.
Doenças pré-existentes como diabetes, hipertensão, reumatismos, etc.
Utilização de drogas que chamamos ototóxicas, como alguns antibióticos e antiinflamatórios que alteram as funções do ouvido.
Alterações bruscas da pressão barométrica, como no mergulho e nos aviões.
Infecções por vírus ou bactérias.
Alterações do metabolismo orgânico.
Hábitos, como o excesso de doces, cafeína, tabagismo, álcool ou drogas.
Tratamento da labirintite
O tratamento pode der divido em três fases: tratamento dos sintomas, tratamento da causa e reabilitação do labirinto.
O tratamento dos sintomas consiste em aliviar a tonteira, para isso são utilizados medicamentos sedativos e repouso quando necessários.
O tratamento da causa é aquele que investiga e trata o problema que gerou a doença do labirinto, o tratamento sintomático produz alívio dos sintomas, mas eles podem voltar se sua etiologia não for tratada, após confirmação do diagnóstico o médico inicia o tratamento, que pode ser feito pelo otorrinolaringologista, de acordo com o problema apresentado.
A reabilitação é o tratamento fisioterápico da tontura, que pode ser utilizado com ou sem uso de medicamentos, são realizadas manobras de posicionamento e movimentação da cabeça por um especialista.