O que é Bruxismo dentário? É um habito de ranger os dentes e que constitui um dos grandes desafios para a odontologia restauradora, sendo que sua resolução aumenta de acordo com a gravidade do desgaste dentário, o esmalte dentário é o primeiro a receber os prejuízos do Bruxismo e o desgaste anormal dos dentes é o sinal mais freqüente da anomalia funcional, pode ser definido como um habito parafuncional que consiste em movimentos involuntários ritimados e espasmódicos de ranger ou apertar os dentes, que ocorre normalmente durante o sono.
Causas do Bruxismo dentário
As causas normalmente estão relacionadas aos fatores psicológicos como tensão emocional, agressão reprimida, ansiedade, raiva, medo, frustrações e estresse, a freqüência é a severidade do Bruxismo pode variar a cada noite e parece estar altamente associada ao estresse emocional e físico.
Tratamento do Bruxismo dentário
Aodontologia tem optado pela utilização de uma placa estabilizadora de resina acrílica, que respeita os conceitos de máxima estabilidade mandibular em relação cêntrica e movimentos excêntricos harmoniosos através de guias específicas. A função da placa estabilizadora seria proteger os dentes e demais componentes do sistema mastigatório durante as crises noturnas de Bruxismo, a placa ainda reduziria a atividade elétrica de músculos elevadores da mandíbula, como masseter e temporal, reduzindo assim a atividade tensional, a colocação de placas constitui num tratamento, sintomático, o ideal seria o tratamento dos estados tensionais, estressantes ou ansiosos que produzem o Bruxismo.