A síndrome da imunodeficiência imunológica (AIDS) é a doença infecciosa que mais vem matando as pessoas no mundo. Ela foi considerada uma epidemia mundial nos anos 80, existem aproximadamente 40 milhões de pessoas contaminadas com o vírus no mundo. A maioria são pessoas mais pobres em países que estão em desenvolvimento.
AIDS – O que é?
Principalmente a África, lá aproximadamente 10% da população sofre com o vírus da AIDS, no Brasil, a maioria dos casos estão concentrados nas regiões sudeste e sul, a doença não possui cura e desde que ela foi dado como epidemia 20 milhões de pessoas já morreram.a doença é causada por um vírus conhecido por HIV, que compromete todo o sistema imunológico das pessoas.
A AIDS só pode ser transmitida de 4 formas diferentes, pelo leite materno de uma mão infectada, pelo esperma, pela secreção vaginal e pelo sangue. As pessoas que são filhas de pais infectados possui uma pequena chance de não nascer infectado. Caso aconteça o leite materno deve ser evitado como foi dito acima, ele é um dos transmissores do vírus.
Sintomas da AIDS
Em geral os primeiros sintomas da AIDS se manifestam dentre de três a seis semanas após a infecção pelo vírus HIV e duram cerca de uma semana, os sintomas são: febre, infecção da garganta, edema dos glângios linfáticos, cefaléia, dor articular ou muscular, fadiga ou perca de peso, náusea, vômito, diarréia, distúrbios da pele, do sistema nervoso e da medula espinhal.
Tratamento da AIDS