gif;base64,R0lGODlhAQABAAAAACH5BAEKAAEALAAAAAABAAEAAAICTAEAOw==O ovário policístico é uma síndrome que é provocada pela formação de microsistos no ovário. É frequente nas mulheres porém menos de 10% apresentam alguma alteração endócrinas pouca consequência deste problema, costuma acontecer na adolescência e acompanha a mulher por uma boa parte da sua vida, se normalizando em média após os 35 anos de idade.

Síndrome do Ovário Policístico

As possíveis causas do ovário policístico são geralmente a irregularidade no funcionamento do hipotálamo, o aumento da quantidade de insulina no sangue e também pode ser considerado o ponto das alterações cromossômicas. Em geral se formam vários cistos que ficam perifericamente na superfície do ovário, podendo causar o aumente médio de 2,8 vezes o tamanho do ovário.

Ovário Policístico – Causas e Tratamento

Os sintomas do ovário policístico são: irregularidades menstruais, problemas de pele como acnes, queda de cabelo, pele oleosa, aumento de peso, dificuldade de ovulação. Caso você apresente estes sintomas, é necessário fazer consultas a um médico especializado.

O ovário policístico pode causar câncer endométrio, diabetes e problemas psicológicos, é realmente perigoso e deve ser tratado a tempo. Os tratamentos do ovário policístico são simples como: o uso da pílula anticoncepcional para normalizar o ciclo menstrual, a redução de peso, comprimidos de progesterona para suprir a falta deste hormônio e para casos mais extremos a cirurgia de remoção.

A síndrome do ovário policístico afeta a fertilidade da mulher devido a dificuldade de ovulação, em média apenas 25% das mulheres conseguem engravidar espontaneamente, por mais que o tratamento para induzir a ovulação seja simples, ao infertilidade é algo que pode ser facilmente revertido, portanto o ovário policístico não é tão problemático nesse ponto.

Ovário Policístico – Diagnostico

Você pode detectar a síndrome do ovário policístico com um exame clínico, uma ultrassonografia ou uma dosagem hormonal, o melhor a se fazer é prestar atenção para que caso a doença surja o tratamento do ovário policístico seja rápido.

gif;base64,R0lGODlhAQABAAAAACH5BAEKAAEALAAAAAABAAEAAAICTAEAOw== Essa Dica ganhou nota 10!